O Brasil na crise da escravidão

 O açúcar era o principal produto comercializado no Brasil, era produzido com mão- de- obra escrava. No final do século XVII isso mudou, pois, o café apareceu como um novo hábito de consumo, dos europeus. Com a grande procura do café novas áreas de cultivo surgiram em todo mundo. Com a concorrência o preço caiu e o consumo aumentou. Os cafezais se espalharam por todo o Brasil e o café tomou a frente do valor do açúcar em 1830, fato que durou muitos anos.Para o café se desenvolver era necessário solo adequado e clima favorável. O Vale do Paraíba as condições eram perfeitas. Com a vinda da corte portuguesa para o Brasil, em 1808, as terras do vale foram concebidas aos novos produtores cafeeiros em regime de sesmaria. A mão – de – obra ficou por conta de milhares de escravos, oriundos do tráfico atlântico.                                                                                                              Os cafezais consomem os nutrientes da terra, depois de 20 a 30 o pé fica velho e produz poucos frutos, os cafezais não podiam ser replantados.                                                       Da década de 1830 até a de 1880, o café produzido do Vale do Paraíba foi responsável pela maior parte das riquezas do império.

Os escravos no Brasil

Não sabemos ao certo o número exato de escravos africanos trazidos para o Brasil. Nos primeiros 50 anos do século XIX vieram para o Brasil escravos de grandes áreas africanas como: África centro – ocidental, áfrica ocidental e oriental. Na maioria das regiões do Brasil predominavam escravos vindo da África centro – ocidental, com exceção da Bahia, onde mais de 90% dos escravos vieram da África ocidental.                                                                                                                                   Quando vieram para o Brasil, homens e mulheres nascidos na áfrica eram identificados por designações variadas.                                                                                      Os ingleses eram contra o tráfico negreiro, alegando a crueldade e desumanidade do regime escravista, o tráfico era realizado por Portugal que era o seu maior rival. O tráfico era ilegal mais continuou a todo vapor pois os ingleses não podiam fazer muita coisa para impedir isso. Em 1826 foi aprovado um projeto no parlamento britânico, a Lei Aberdeen, foi uma lei inglesa que tentou coibir o trabalho escravo.De acordo com essa lei, qualquer navio negreiro que estivesse em qualquer mar,poderia ser apreendido e atacado caso recusasse parar com o tráfico de escravos.A Inglaterra queria acabar com o trabalho escravo,pelo fato de já estar vivendo,na época, as transformações da Revolução Industrial.Ela queria acabar com a escravidão ,pois o escravo no meio capitalista é um peso.Ao inves de serem consumidores,eram mercadoria.Essa lei foi muito importante,pois a partir dela,o Brasil decretou a lei Eusébio de Quirós,que proibiu o tráfico interatlântico de escravos.

A era Mauá

A Era Mauá foi como ficou conhecido o processo rápido de desenvolvimento que ocorreu no Brasil durante alguns anos da segunda metade do século XIX.Por que Era Mauá? Porque entre as nascentes indústrias e maquino manufaturas teve destaque as que o empresário Mauá financiou. Quem financiou? Bom, existem causas para a ocorrência desse processo e as duas principais foram à extinção do tráfico negreiro com a lei Eusébio de Queiros e o aumento nas taxas de importação de produtos estrangeiros.O que aconteceu é que o Brasil era abarrotado de mercadorias industriais estrangeiras, com o vertiginoso aumento das taxas de importação cobradas nessas mercadorias estrangeiras, começou-se a pensar em produzir aqui mesmo no Brasil e foi isso o que aconteceu. Como a extinção do tráfico negreiro contribuiu para a industrialização brasileira? É simples, com o fim do tráfico de escravos sabia-se que era eminente o fim da mão-de-obra escrava e por isso houve o início de um esforço no sentido de trazer imigrantes para as lavouras, ou seja, passou-se a utilizar mesmo que em pequena escala mão-de-obra assalariada.Modificações? São aquelas modificações que ocorrem quando se esboça um processo de industrialização.Mais tarde houve uma diminuição nas taxas de importação aos níveis do que eram antes da Era Mauá, isso fez com que muitas empresas falissem incluindo Mauá.

Mauá foi o empresário mais destacado no Brasil – Império, era um visionário e um industrial nato.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s