Conceitos básicos para quem quer entender história

Monarquia: Forma de governo onde o cargo supremo de um Estado é vitalicio e se designa de forma hereditária. quem ocupa esse cargo é o monarca, embora de acordo com a estrutura da região possa ser reconhecido por outros nomes: rei, imperador, kaiser, etc.

República: É uma forma de organização do Estado. Na república a autoridade máxima cumpre funções durante um tempo determinado e é eleito pelos cidadãos, seja de maneira direta ou através de um parlamento.

Absolutismo: É um sistema de governo absoluto, no qual o poder reside em um unica pessoa que da ordens sem prestar contas a um parlamento ou à sociedade em geral.

Mercantilismo: Doutrina econômica, que se se baseava na convicção de que a riqueza e o poder de um pais se baseava na quantidade de metais preciosos que esse pais podia acumular. Toda a política econômica centrava seus esforços na manutenção de uma Balança Comercial favorável.

Liberalismo: Doutrina que se baseia na defesa das iniciativas individuais e que procura limitar a intervenção do Estado na economia. Trata-se de um sistema que promove a liberdade civil e que se opõe ao despotismo.

Constituição: É a lei maior ou a norma de ordem superior que , normalmente, dispõe sobre a organização do Estado e as garantias e direitos individuais do cidadão. Todo pais politicamente organizado possui uma constituição que estabelece direitos fundamentais dos seres humanos.

Democracia: Uma forma de organização de um grupo de pessoas, onde a titularidade do poder reside na totalidade de seus membros. Como tal a tomada de decisões corresponde a vontade geral. O povo escolhe seus representantes.

Cidadania: A noção de cidadania tem três grandes acepções: permite fazer referência à qualidade e ao direito do cidadão, ao conjunto de cidadãos de uma nação e ao comportamento próprio de um cidadão exemplar. 

Iluminismo: Movimento cultural de elite de intelectuais. Procurou mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento previo. Foi contra a intolerância religiosa e os abusos da igreja e do Estado.

Burguesia: Classe social do regime capitalista, onde seus membros são responsáveis pela produção, aquelas pessoas que possuem seu próprio negocio. Não realizam trabalho braçal.

Ditadura: É a designação dos regimes não democráticos, ou seja, governo onde não há participação popular. O poder esta apenas em uma instancia. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s