Calendário Revolucionário

O calendário revolucionário foi criado pelos franceses em 1792, durante a revolução francesa, sendo que o primeiro dia do ano era 22 de setembro, data inicial da República. Tal calendário era composto por 12 meses de 30 dias, cada mês tinha 3 semanas e cada semana tinha 10 dias, que eram denominados décadas, deste calendário foram retirados domingos e feriados. Os dias de cada década eram chamados: primidi, duodi, tridi, quartidi, quintidi, sextidi, septidi, octidi, nonidi e decadi. 
Cada dia tinha 10 horas e cada hora 100 minutos, cada minuto com 100 segundos.Aos 360 dias, acrescentava-se, anualmente, cinco dias complementares, chamados de Sans-Culotte, e um sexto a cada quadriênio para a celebração de festas republicanas, o chamado Dia da Revolução. Aos cinco dias de Sans- Culotte eram dadas as seguintes homenagens:

Image

Já o nome dos meses foram inspirados nas condições climáticas e agrícolas:

Image

O calendário revolucionário esteve em vigor por pouco mais de 13 anos,  iniciando em 22 de setembro de 1792 e sendo abolido em  31/12/1805, através de um decreto de Napoleão. A partir de 01/01/1806, já no Primeiro Império Napoleônico, voltou a prevalecer o calendário Gregoriano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s